A prospecção de clientes é essencial para qualquer empresa, pois por meio desse processo há a investigação de novos leads e tentar fazer a conexão com eles tendo em mente que é necessário qualifica-los e vender ou negociar o seu produto/serviços, caso faça sentido.
Muitas empresas ainda apresentam muitas dificuldades em prospectar clientes, por isso, falaremos neste artigo um pouco sobre quais são tais problemas e soluções de como resolvê-los.
– A falta de nomes
A primeira complicação durante este processo que é bastante recorrente é o fato de muitos negócios não possuem contatos e a falta de contatos certos pode gerar certa limitação aos empresários.
A falta de nomes está, infelizmente, relacionada com o fato de que os profissionais se focam nas questões operacionais e se esquecem de que é preciso pessoas para a realização de vendas.
Por isso, explicitamos que não tem a condição de ficar o tempo todo focando somente nas vendas, é preciso nutrir relacionamentos, conhecer pessoas novas e estabelecer relações com elas.
O ideal, em um sistema mais duradouro de venda, é que o vendedor conheça as pessoas, se relacione de forma que as conheça moderadamente e em um momento oportuno, ofereça o seu produto ou serviço.
Isto pelo fato de que ir direto para a venda, pode ser estabelecida uma relação desagradável e até mesmo insistente, por isso, o essencial é ser sutil e esperar pelo momento certo da venda.
– O medo da rejeição
Outro fator que interfere na prospecção de clientes é o medo das pessoas em ser rejeitadas. Este medo pode acontecer até mesmo inconsciente, porém, dificulta o empresário durante seu processo de vendas.
É normal que as pessoas sintam uma angústia relacionada a pegar o telefone, fazer uma ligação para outra e ser respondida de forma negativa, além de algumas, serem grosseiras.
O que não se pode fazer, portanto, é levar tais rejeições para o lado pessoal, o ideal é pensar racionalmente e levar pelo lado do negócio em que a pessoa que rejeitou, não fez uma rejeição a você, ela pode não estar em um bom momento e não ter interesse pelo seu produto ou serviço.
A melhor forma de lidar com isso é fazer ligação para diversas pessoas. Assim, com o volume alto de atividades, não haverá tempo de ficar pensando sobre uma rejeição ou outra.
Além disso, lembre-se, não tenha medo de fazer ligações e nunca pense que, de alguma maneira, as rejeições são feitas por motivos pessoais ligados a você.
– Insegurança
A insegurança também é um motivo que limita a prospecção de pessoas. Tal insegurança, normalmente, é decorrente de scripts prontos. Por exemplo, muitas pessoas decoram os scripts por completo e não entendem o motivo de estarem escritos daquela maneira.
Consequentemente, há uma robotização do processo e não há conforto ao apenas falar coisas escritas que precisam ser apenas decodificadas. A recomendação para casos de insegurança desse tipo é entender o script.
Dessa forma, antes de falar, leia com atenção e se for preciso, modifique algumas palavras para que fique mais confortável na hora de serem faladas por você. Além disso, será necessário repetição e treino para que a insegurança deixe de existir.
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